desnutricao

O que você precisa saber sobre desnutrição e abandono animal?

 

Para nós, que somos apaixonados por animais, é difícil entender como existem pessoas capazes de fazer mal a estas criaturas tão amorosas. No entanto, abuso animal é muito comum. Um dos tipos de abuso mais comum é o abandono. E muitos animais de estimação são abandonados muito antes de chegar a fase adulta de suas vidas.

 

Muitos gatinhos e cachorrinhos, resultados de cruzas indesejadas, são abandonados muito antes de desmamar. Isso não é novidade para ninguém, muitos de nós já passou pela situação de encontrar caixas de papelão cheias de filhotes ainda com o cordão umbilical. Essas criaturas tão frágeis precisam de atenção e carinho, principalmente nos primeiros meses de vida. Separar os filhotes da mãe é praticamente sentenciá-los à morte por várias causas, inclusive a desnutrição. Essas criaturas não sabem caçar e dependem da amamentação para sobreviver.

 

O desmame prematuro de filhotes pode causar raquitismo, que por sua vez afeta todo o desenvolvimento do animal. O raquitismo causa a desmineralização óssea dos animais. Além do desmame prematuro, verminoses também podem causar raquitismo, uma vez que os vermes são parasitas que se alimentam dos nutrientes presentes no corpo do animal hospedeiro. Verminoses afetam principalmente os filhotes, que são mais vulneráveis e, muito provavelmente, nunca foram vermifugados.

 

Alguns dos sintomas do raquitismo são:

 

  • Falta de apetite: pela ausência de alimentos disponíveis os animais acabam se alimentando de qualquer coisa que eles encontram, incluindo tijolos, terra ou madeira.

  • Deformidade óssea: como os animais estão extremamente abaixo do peso e com os ossos comprometidos, os animais apresentam má formação dos ossos.

  • Crescimento retardado: pela falta de nutrientes no corpo e má formação óssea os animais, eles acabam crescendo em rítmo mais lento do que o normal. Além disso, eles também apresentam dificuldade para locomoção.

 

O raquitismo mata muitos animais todos anos, pois muitas vezes a doença não é diagnosticada em tempo. Infelizmente filhotes acabam sendo as principais vítimas.

 

O que isso tem a ver com o abandono?

 

Quando uma cadela ou gata tem crias indesejadas a coisa mais fácil a se fazer é simplesmente abandonar os filhotes. E é isso é o que muita gente faz.

Em outras situações os animais, que antes eram parte da família, passam a ser um peso. Diversas situações podem fazer com que isso ocorra, o animal envelhece ou adoece, a família precisa se mudar para um lugar menor entre outras. Estas são somente algumas das desculpas para o abandono dos animais.

Em situações como estas os animais precisam aprender a encontrar o próprio alimento, e a qualidade da comida que eles encontram nas ruas não é o suficiente para sustentá-los.

Muitas pessoas, abrigos e organizações se dedicam a ajudar estes animais, mas nem sempre eles possuem os recursos necessários para manter os animais sendo cuidados por eles. O que os abrigos mais precisam, muitas vezes, é algo simples como comida.

Nós sabemos o quanto custa tomar conta e alimentar nossos animais de estimação, então o que eu peço é que coloque na calculadora, quanto não custa para alimentar cinquenta, cem ou mais animais. Estas instituições que oferecem abrigo para estes animais abandonados precisam de nossa ajuda para continuar alimentando os animais em seus cuidados.

Por isso, neste mês estamos coletando doações de alimentos para cães e gatos. Para ajudar basta deixar a sua doação no Hospital Veterinário Tigre D’Água. Nós contamos muito com seu apoio.

Para mais informações visite nossa fanpage =)

Um animal de barriga cheia, é um animal saudável.

 

Categories: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>