Castrar ou não meu Cão?

 

003

Para tomar a decisão de castrar nossos animais, precisamos saber primeiramente as vantagens. Muitas são as dúvidas em relação a esse procedimento.

A desvantagem mais conhecida é em relação ao ganho de peso. Uma vez castrado, ocorre a diminuição da atividade física do animal e aumento no apetite. Porém essa desvantagem é controlada com o manejo da dieta, escolhendo rações específicas para esses animais.

É uma cirurgia rápida, que necessita de anestesia geral e por isso são necessários os mesmos cuidados pré-operatórios realizados para outra cirurgia.

Em contrapartida, a castração traz inúmeros benefícios.

A primeira vantagem é que a fêmea, quando castrada antes do primeiro cio, diminui em quase 100% as chances de desenvolver tumor de mama. Elimina também a possibilidade da fêmea desenvolver piometra ou hemometra, doenças que geralmente acontecem com fêmeas após o cio e que pode levar o animal a óbito quando não diagnosticado precocemente.

Os machos castrados quando filhote, não desenvolvem o comportamento de demarcação de território e evita também as doenças de próstata e testículo quando adultos e diminui a agressividade.

Com isso, é aconselhável sempre a castração do seu animal de estimação, uma vez que ele não está destinado a reprodução. Procure o médico veterinário de sua confiança para uma avaliação para que possa se realizar a cirurgia com toda segurança.

Categories: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>